publicidade
publicidade
Max:36° Min:17°
Araguaína
Araguaína-TO, quarta, 22 de agosto de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Agrotins 2018: Tecnologia melhora qualidade da água em criatório de peixe

11/05/2018 16h36 | Atualizado em: 15/05/2018 16h48

Divulgação A tecnologia é desenvolvida por meio de três processos, coleta de oxigênio, medição de acidez e temperatura

As inovações tecnológicas na Feira de Tecnologia Agropecuária Agrotins 2018 são surpreendentes em diversos segmentos do setor agropecuário. Na piscicultura, por exemplo, a empresa Água Boa apresenta aos produtores e visitantes uma nova tecnologia, um software medidor de parâmetro da água em criatório de peixe. A Agrotins iniciou na última terça-feira, 8, e encerra neste sábado, 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

A tecnologia é desenvolvida por meio de três processos, coleta de oxigênio, medição de acidez e temperatura. A coleta verifica a quantidade de oxigênio nas partículas de água, sendo necessário 2 mg/litro no mínimo para manter o peixe vivo. O segundo processo é a medição de PH (acidez da água) que deve estar neutra, no índice 7. O sistema finaliza com a verificação da temperatura, que é necessário estar em 27º graus para manter o peixe confortável.

Para o criador da tecnologia e Analista de Sistemas, Robson Campos, o sistema possui diversas vantagens para o criador de peixe. “Evita perda e reduz a economia de energia em 50%, controla a alimentação, sendo apropriado para o reservatório até 30 metros de lâmina d’água”, disse.

O sistema também conta com dispositivo de alarme e mensagem de texto via celular para envio de informações e cuidados em relação aos peixes no criatório.

Segundo o gerente de Pesca da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Tardivo, é excelente a ideia de desenvolver e mostrar o potencial da tecnologia para piscicultura. “É importante o desenvolvimento destas tecnologias no Tocantins, pois, a água de qualidade é primordial para criação de peixe”, argumentou.

 

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.