publicidade
publicidade
Max:34° Min:22°
Araguaína
Araguaína-TO, domingo, 21 de outubro de 2018
Siga a REDE TO

Estado

Agrotins 2018 capacita produtores rurais e agricultores familiares

10/05/2018 16h25 | Atualizado em: 15/05/2018 16h30

Divulgação Agrotins 2018 está capacitando produtores rurais e agricultores familiares para a prática do beneficiamento de frutas, legumes, tubérculos e outros alimentos para a produção industrial.

Com o tema deste ano, que ressalta a importância da agroindústria para o fortalecimento da economia tocantinense, a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2018) está capacitando produtores rurais e agricultores familiares do Estado para a prática do beneficiamento de frutas, legumes, tubérculos e outros alimentos para a produção industrial, agregando valor econômico e mantendo a comercialização em pequena e média escala.

Segundo o palestrante Roberto Machado, engenheiro agrônomo e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para investir na comercialização de produtos alimentícios, os agricultores precisam ter noções de processamento, resfriamento como também investir em equipamentos que garantam a higienização do material processado. “Em alimentos como a mandioca que facilmente pode ser armazenada se for refrigerada é preciso fazer testes para evitar dificuldades na hora do descongelamento e cozimento. Já frutas como a banana, ao ser processada, deve ser consumida ainda congelada”, afirmou.

Financiamento e Capacitação

De acordo com o engenheiro Telmo Gosch, responsável pela área de fomento à agroindústria da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), agricultores familiares do Estado interessados em beneficiar seus produtos podem buscar inclusive linhas de financiamento junto a instituições bancárias. “Nós estamos qualificando os produtores para a industrialização e prestando esclarecimentos junto aos financiamentos”, afirmou. É o caso do produtor Roberto Caetano Mendonça, que se está buscando investimentos para comercializar alimentos industrializados como mandioca e milho com mercados garantidos em Palmas e Porto Nacional. “Já viabilizei financiamento e agora estamos na fase de montagem da estrutura da agroindústria. Nossa previsão é iniciar a comercialização nos próximos meses, empregando cerca de sete pessoas”, afirmou.

Agrotins 2018

O tema da Feira é direcionado para a Agroindústria sustentável, na agricultura familiar, com o propósito de aumentar a vida útil dos alimentos, agregar valor à produção, diversificar a produção e possibilitar acesso aos novos mercados. O Tocantins possui, atualmente, 17 abatedouros de bovinos, 49 de aves, 35 beneficiadoras de produtos cárneos e derivados, 10 agroindústrias multifuncionais dois entrepostos de ovos, todos com registros no Serviço de Inspeção Sanitária (SIM), garantindo, ao agricultor familiar, a comercialização dos alimentos nos municípios e nos estados do Brasil.

 

Da Secom/Governo do TO

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.