publicidade
publicidade
Max:33° Min:20°
Araguaína
Araguaína-TO, sábado, 20 de outubro de 2018
Siga a REDE TO

Estudante precisará de carteira padronizada para pagar meia

04/04/2018 15h03 | Atualizado em: 04/04/2018 15h14

Divulgação Nova Carteira Estudantil tem dispositivos contra falsificação; modelos antigos não valerão

A Lei Federal 12.933/2013, que garante a meia-entrada estudantil, e a Portaria 02 do Instituto Nacional de Tecnologia (ITI), autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, estabeleceram a padronização nacional da Carteira de Identificação Estudantil. A legislação determina modelo, o tamanho do cartão, as cores e os itens de segurança da CIE.

Um elemento essencial na carteirinha é o QR Code certificado digitalmente, que contém todas as informações do aluno em banco de dados na nuvem público e nacional. Na prática, esses dispositivos de segurança irão impedir que as carteirinhas sejam falsificadas, pois confrontam os dados certificados com os especificados na Carteira Estudantil.

Segue abaixo o modelo padronizado nacionalmente para o ano de 2018:



Em entrevista à REDE TO, o assessor de comunicação da União Tocantinense dos Estudantes (UTE), Jorlan Marques de Castro, explicou que a medida irá invalidar qualquer tipo de carteirinha emitida fora dos padrões.

Os promotores de eventos, casas de shows, presidentes de sindicatos, cinemas e congêneres poderão recusar os atuais modelos de carteirinhas que não estiverem em conformidade com a regulamentação digital.

Solicitação

Para solicitar a nova carteirinha o estudante conta com várias opções:

• Em Araguaína no Diretório Acadêmico da FACIT localizado na Avenida José de Brito Soares, Quadra 11, Lote 10, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, munidos dos seguintes documentos: Declaração de matrícula atualizado/estudante, cópia do RG e CPF, fotografia 3x4 fundo branco e taxa única de R$ 25.00 (vinte e cinco reais) nas escolas através dos representantes da UTE e do Diretório Acadêmico da FACIT;

• Pelo site das entidades União Nacional dos Estudantes UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas UBES, Associação Nacional de Pós-Graduação ANPG, União Goiana dos Estudantes UGE, União Estadual dos Estudantes Secundaristas de Goiás UEESGO entre outras.

 

Com Ascom/UTE

Obs.:

A REDE TO coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

  • Aguarde novas notícias.